Projeto Científico de Química
PROFESSOR LICENCIADO EM Química.
CARLOS HENRIQUE MÁXIMO
Cronograma 2017
DIA 16/10 SABONETE LÍQUIDO ---- TURMA 202
DIA 17/10 INDÚSTRIA DO VIDRO ---- TURMA 203
DIA 18/10 POLÍMEROS
--- TURMA 303
DIA 20/10 DESINFETANTE
---- TURMA 204
DIA 23/10 CREME DENTAL ---- TURMA 202
DIA 24/10 COSMÉTICOS ----
TURMA 203
DIA 25/10 MEDICAMENTOS ---- TURMA 303
DIA 27/10 ELETROQUÍMICA ---- TURMA 204
DIA 30/10 CINÉTICA QUÍMICA --- TURMA 202
DIA 31/10 REFRIGERANTE --- TURMA 203
DIA 01/11 CERAS - PLANTAS -- TURMA 303
DIA 06/11 CHUVA ÁCIDA --- TURMA
202
DIA 07/11 TERMOQUÍMICA --- TURMA 203
DIA 08/11 CERAS - DEPILADORA-- TURMA 303
DIA 10/11 DERIVADOS DO LEITE --- TURMA 204
DIA 14/11 PERFUME
---- TURMA 204
Projeto Científico de Química
Introdução
A
maneira como a Química é abordada nas escolas pode ter contribuído para a
difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são
apresentados de forma puramente teórica (e, portanto, entediante para a maioria
dos alunos), como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes
aspectos da vida cotidiana.
Os
meios de comunicação também colaboraram com esta distorção, freqüentemente
podem ser vistas na televisão propagandas oferecendo produtos que por serem
naturais “não contém química” e, assim, são mais saudáveis. Em outros momentos,
a química é apresentada como a grande vilã contra o meio ambiente, pois dejetos
químicos despejados nos rios e fumaças nas chaminés de indústrias são as
principais imagens associadas à Química como fonte de poluição.
Não é novidade que os jovens não se interessem
pela Química e que tenham esta visão distorcida, chegando a considerar que essa
ciência não faz parte de suas vidas. Desta forma, verificam-se a necessidade da
utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de química, com o
intuito de despertar o interesse e a importância dos conceitos químicos
presentes nos currículos escolares.
Definição do
tema
- É fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.
- O tema deve estar centrado no ensino de Química. O computador, a Internet e outros recursos devem ser
- utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.
Objetivos
gerais
Desenvolver as competências e habilidades no aluno
em consonância com os temas e conteúdos do ensino de Química propostos nos PCN+
(Parâmetros Curriculares Nacionais).
Construir uma ponte entre o conhecimento escolar e
o mundo cotidiano dos alunos. Freqüentemente, a ausência deste vínculo é
responsável por apatia e distanciamento entre alunos e professores. Ao se
restringir o ensino a uma abordagem estritamente formal, acaba-se por não
contemplar as várias possibilidades para tornar a Química mais “palpável” e
perde-se a oportunidade de associá-la com avanços tecnológicos que afetam
diretamente a sociedade.
A Evolução da ciência e o desenvolvimento da
sociedade estiveram sempre em mesma direção, mas nem sempre em sentidos iguais.
O grande objetivo deste trabalho e aproximar o conhecimento e as grandes
mudanças da sociedade dos alunos.
Objetivos específicos
Não obstante as Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino defendem a necessidade de se contextualizar os conteúdos de
ensino na realidade vivenciada pelos alunos, a fim de atribuir-lhes sentido e,
assim, contribuir para a aprendizagem. Sob esta ótica o laboratório didático
tem sido foco de muitos trabalhos de pesquisa em ensino.
É de
conhecimento dos professores o fato de a experimentação despertar um forte
interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização. Em seus
depoimentos, os alunos costumam atribuir à experimentação um caráter motivador,
lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos.
Por outro lado, não é incomum ouvir de professores
a afirmativa de que a experimentação aumenta a capacidade de aprendizado, pois
funciona como meio de envolver o aluno nos temas de despertar o interesse e
desenvolvimento cognitivo dos alunos para química discutida na teoria e
compartilhada no cotidiano mundial.
Justificativa
Existem vários tipos de projetos: simples, complexos, alguns puramente manuais e também os que podem levar os alunos a uma atividade intelectual intensa, através da pesquisa e as vantagens são incontestáveis:
Existem vários tipos de projetos: simples, complexos, alguns puramente manuais e também os que podem levar os alunos a uma atividade intelectual intensa, através da pesquisa e as vantagens são incontestáveis:
- Proporciona
conteúdo vivo;
- Segue
o princípio de ação organizada em torno de um fim ao invés de impor aos
alunos lições cujo objetivo e utilidade não compreendem;
- Possibilita melhorar a compreensão do aluno sobre as necessidades do contexto social; o valor do planejamento cooperativo e os processos do trabalho em grupo;
- Favorece
a construção das aprendizagens significativas e interessantes para o
aluno;
- Concentra
o aluno em sua atividade, ajudando-o a ter disciplina e esforço pessoal ao
realizar suas tarefas com objetividade e concentração;
- Desenvolve
o pensamento divergente e possibilita a descoberta das aptidões pessoais;
- Desperta o desejo de
aprender, levando-o à iniciativa, à inventividade, à criação, à
responsabilidade e à investigação;
- Ativa
e socializa o ensino, levando os alunos a se inserirem conscientemente na
vida social e cultural do seu meio;
- Proporcionar
aos alunos opções de escolha, abertura para tomada de decisões com
comprometimento, oportunidade de planificar ações e conscientização de
responsabilidade para o domínio da própria aprendizagem;
Metodologia
Durante o desenvolvimento de um
projeto, o trabalho dos alunos é variado e multidisciplinar. Pode constar de
experimentos em classe ou nos laboratórios; relatórios e registros de
observações realizadas; entrevistas com especialistas e autoridades no assunto
em estudo; pesquisa e coleta de dados em livros, revistas, vídeos, slides,
jornais; pesquisa de campo para coleta de dados importantes e pertinentes ao
tema do projeto; montagem de glossário, livros, maquetes, boletins
informativos; escritas de cartas, bilhetes, convites, confecção de peças,
diagramas, esquemas, desenhos, memoriais de cálculo e outros tipos de produções
escritas; excursões relacionadas ao tema; realização de passeatas, panfletagens
sobre atitudes importantes relacionadas ao tema de estudo.
A metodologia adotada na execução
do projeto deve ser: Colaborativa, Integrativa, Multidisciplinar e Abrangente. Também
é importante que o projeto possa modificar os hábitos de trabalho e as formas
de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de
competências e habilidades e consiga redimensionar o tempo e o espaço da
escola, de modo que atividades dos alunos possam ser desenvolvidas
integralmente no ambiente escolar regular.
Registrar as discussões de cada
etapa do projeto e discuti-las com todos envolvidos até o melhor ajuste do tema.
Etapas-Atividades
Apresentação
(teatro, júri, seminário, debates, expositiva) contextualizando com a nossa
atualidade mundial. Não esquecer os efeitos ambientais e da montagem de práticas
experimentais.
Etapa 1
Realização de
pesquisa em torno do assunto proposto com intuito de prover dados e conteúdos
para desenvolvimento do projeto.
Será definido
período especifico para avaliação e discussão das pesquisas. Após a realização
das pesquisas novas informações poderão ser incluídas caso necessário ou com
intuito de enriquecer o trabalho, desde que não seja prejudicial às outras
fases do projeto.
Etapa 2
Definição do
método de apresentação do projeto, da organização e dos recursos a serem
utilizados, perante as idéias delineadas pela equipe.
Nesta fase as
reuniões, discussões, as criações, as preparações, os ensaios e os cronogramas
de execução das atividades serão decisivos para atingir todos objetivos.
Poderão
ocorrer dois encontros no ambiente escolar a critério do professor diante da
disponibilidade das aulas para avaliação das tarefas e orientações as equipes.
Etapa 3
Finalização
dos ensaios, das montagens, das práticas, dos vídeos e de todas as ações
inerentes a realização do projeto.
Conclusão do
projeto com a apresentação na escola em dia determinado em cronograma especial
de execução dos projetos educacionais da ciência química.
Previsão de
execução dos trabalhos: outubro e novembro2017. Duração média de 30 minutos
para cada apresentação.
Os recursos
paradidáticos e materiais necessários para realização das apresentações deverão
passar pela aprovação e avaliação dos professores e alguns deverão ser
fornecidos ou cedidos pela escola dentro da disponibilidade e existência destes
na instituição.
Práticas ou
atividades que elevem exacerbadamente os custos serão remodeladas ou
substituídas.
Temas sugeridos
Ø
Tratamento de Esgotos.
Ø Tratamento
de água.
Ø
Conservantes.
Ø
Corantes alimentares.
Ø
Xampus.
Ø Refrigerantes e outras
bebidas.
Ø
Detergentes.
Ø
Desidratação dos alimentos.
Ø
Minerações e impactos ambientais e sociais.
Ø
Corrosão de metais.
Ø
Chuva Ácida.
Ø
Pilhas e baterias.
Ø
Polímeros.
Ø
A Química na Medicina.
Ø
Papel.
Ø Vidro.
Ø Combustíveis renováveis no
Brasil.
Ø Radioatividade.
Ø Defensivos agrícolas.
Ø Aquecimento Global.
Ø Cosméticos.
Ø Produção de Ferro
e Aço.
Ø Petróleo.
Ø Indústria do
Enxofre.
Ø Indústria da
Borracha.
Ø Desinfetantes.
Ø Sabonete
líquido.
Ø Protetor
solar.
Ø Tintas.
Ø Indústria
têxtil.
Ø Creme Dental.
Ø Leite e seus derivados
Ø Ceras
Acompanhamento, Avaliação e Apresentação.
O conhecimento é construído pelo aluno e o
papel didático que o educador estabelece com a classe é de fundamental
importância. O respeito e o afeto ao aluno serão elementos indispensáveis à
ação educativa e às intervenções que favorecem a aprendizagem.
A interação ativa entre os alunos
e os meios físico e social, será observada continuamente durante as fases do
projeto. As
equipes realizarão os registros dos efeitos do projeto, tais como reuniões de
acompanhamento, relatórios ou outros meios.
Todos indicadores (sinais que
mostrem o que está acontecendo) dos efeitos do projeto serão analisados para
avaliação final do projeto.
As equipes em data a ser definida
realizarão apresentação do projeto descrevendo os conhecimentos obtidos, os
processos realizados e demonstrando os resultados alcançados.
Avaliação final será uma junção
de todas as etapas apreciadas pelo Professor Titular da Disciplina.
Conclusão
“A educação é um processo de vida, não uma
preparação para a vida presente, tão real e vital para o aluno como o que ele
vive em casa, bairro ou nos pátios.”
A prática de projetos é inerente
à própria história da humanidade e utilizar esta prática em todas as fases
escolares, propicia o desenvolvimento e a aproximação com uma atividade que é e
faz parte do nosso desenvolvimento. Com isso, precisamos antes de tudo,
auxiliar os nossos alunos a sonhar; a pensar; a traçar objetivos, estratégias,
caminhos, alternativas; a tirar conclusões e a construir o seu conhecimento.
“Todo conhecimento verdadeiro deriva de uma
necessidade”. A humanidade desenvolveu-se tratando de obter conhecimentos que
satisfizessem as suas necessidades. O projeto permite que ele construa o
sentido de sua atividade e oportuniza ao aluno viver com alegria, entusiasmo e
conflito suas experiências, propiciando-lhe melhor compreensão da historicidade
do nosso tempo, facilitando sua formação como pessoa consciente de seu papel de
construtor da história.
A função do projeto é a de tornar
a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o
aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os
conteúdos de forma autoritária. Assim, o aluno busca e consegue informações,
lê, conversa, faz investigações, formula hipóteses, anota dados, calcula, reúne
o necessário para a solução dos conflitos cognitivos e, por fim, converte para
a construção e ampliação de novas estruturas de pensamento.
Organização da
apresentação, desenvoltura do grupo e de cada participante, criatividade, fidelidade
ao conteúdo e autocrítica do tema discutido são pontos relevantes do processo
de avaliação do projeto.
EXPERIMENTOS ILUSTRATIVOS DO PROJETO
“Garrafa azul”
“Garrafa azul”
São
abordados conceitos envolvendo óxido-redução, ação de catalisadores e
dissolução do ar atmosférico em água. Neste experimento, uma garrafa de
plástico transparente é parcialmente preenchida com um líquido de coloração
rósea. Quando o líquido é agitado, uma coloração azul é adquirida. Após
permanecer em repouso a coloração azul muda para rosa. Este ciclo rosa-azul-rosa,
obtido pela seqüência agitação/imobilidade/agitação, pode ser repetido dezenas
de vezes antes que o líquido se inutilize.
O
procedimento para realização deste experimento é o seguinte:
·
Adicionar 180 mL de água destilada e 3,5 g de
hidróxido de sódio na garrafa e agitar até dissolver completamente o hidróxido;
·
Dissolver 6,0 g de glicose na solução de
hidróxido de sódio e, então, acrescentar 70 gotas de azul de metileno 0,1%.
A glicose em meio
alcalino é lentamente oxidada pelo oxigênio dissolvido em solução, formando
ácido glicólico.
Na presença de
hidróxido de sódio, o ácido é convertido em gliconato de sódio. O azul de
metileno catalisa a reação porque atua como um agente de transferência de
oxigênio. Ao oxidar a glicose, o azul de metileno
reduz-se a leuco-metileno, tornando-se incolor. O leuco-metileno se re-oxida
rapidamente enquanto houver
Oxigênio no sistema e
a solução volta a se tornar azul.
Reação simulando a
chuva ácida
A
chuva ácida é um fenômeno que ocorre nas grandes cidades devido à poluição
causada pela emissão de óxidos na atmosfera. Este experimento tem como objetivo
ilustrar a formação de um dos óxidos ácidos responsáveis pela chuva ácida e a
ação desta sobre a vegetação.
Para
este experimento, utilizou-se 50 mL de uma solução de hidróxido de sódio 0,1
mol L-1 em um béquer de 500 mL, juntamente com algumas gotas de indicador
fenolftaleína. Em um fio de cobre, prendeu-se um pedaço de papel de tornassol e
na ponta uma pétala de flor preferencialmente de coloração vermelha (em nossos
experimentos, foram utilizadas pétalas de hibisco). O fio de
Cobre foi preso na
boca do béquer com um elástico.
A seguir, colocou-se enxofre em pó até a
metade de uma tampinha de garrafa presa por um arame. A seguir levou-se a
tampinha ao fogo de uma lamparina, segurando pelo arame e esperou-se o enxofre
entrar em fusão. Então, rapidamente colocou-se a tampinha dentro do béquer, fechando-o
com papel alumínio. Pode-se observar a formação de uma névoa branca e, depois
de 5 min., observam-se mudanças no papel de tornassol, na solução e na pétala.
A
névoa é formada por óxidos de enxofre, que reagem com a
Água atmosférica para
formar ácido sulfúrico. A geração desse ácido é evidenciada pela mudança de cor
do papel tornassol, pela neutralização da solução de hidróxido de sódio (que
também mudou de coloração devido à presença da fenolftaleína) e
pela descoloração da pétala (que indica também um dos efeitos da chuva ácida
sobre a vegetação).
As
Equações das reações químicas envolvidas no experimento foram:
I - Queima do
enxofre:
S + O2 → SO2
II - Transformação do
SO2 em SO3:
SO2 + 1/2 O2 → SO3
III - Reações dos
óxidos com água:
SO2 + H2O → H2SO3
SO2 + H2O → H2SO4
A
Química é lei inevitável
Relógio
do destino
Mutação
da existência
Vontade
do tempo
Caminho
da matéria
CIÊNCIA
DA VIDA!
Imagens dos trabalhos do Projeto de Química 2017 com os alunos do ensino médio
Professor: Carlos Máximo
Tema: Creme dental
Trabalho do alunos do Ensino Médio noturno
Professor: Carlos Máximo
Tema: Desinfetante
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Tema: Indústria do vidro
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Tema: Sabonete líquido
Trabalho do alunos do Ensino Médio noturno
Professor: Carlos Máximo
Tema: Polímeros
Trabalho do alunos do Ensino Médio noturno
Professor: Carlos Máximo
Tema: Shampoo
Trabalho do alunos do Ensino Médio noturno
Professor: Carlos Máximo
Tema: Medicamentos
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Professor: Carlos Máximo
Tema: Cinética química...estudo da velocidade das reações
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Professor: Carlos Máximo
Tema: Psicoquímicos
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Professor: Carlos Máximo
Tema: Chuva ácida
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Professor: Carlos Máximo
Tema: Eletroquímica
Trabalho do alunos do Ensino Médio noturno
Professor: Carlos Máximo
Professor: Carlos Máximo
Tema: Cera vegetal e suas aplicações em cosméticos
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Tema: Perfume
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Tema: Leite e seus derivados
Trabalho do alunos do Ensino Médio
Professor: Carlos Máximo
Tema: Cera Animal
Trabalho do alunos da EJA
Professor: Carlos Máximo
Tema: Tratamento de água
Seminário de Química
Professor: Carlos Máximo
Trabalho do alunos da EJA
Professor: Carlos Máximo
Tema: Tintas
Parabéns aos alunos e ao professor Carlos Máximo. Projeto excelente, os alunos aprendendo na prática. Ensinamento para a vida toda.
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